quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sinopse

Ultrapassando os limites,
a história de um brasileiro que amou o Paraguai

Em setembro de 1866, motivado pela tristeza de uma segunda viuvez, o comerciante e maçom Jorge Lopes da Costa Moreira, natural de Pelotas (RS), parte como Voluntário da Pátria para a Guerra do Paraguai. Antes de terminada a Guerra, casa-se com Ruperta Dávalos, natural de Villa Rica, Paraguai. Torna-se, de 1874 a 1877, vice-cônsul do Brasil naquele país. E, a partir de 1882, atua fortemente na restauração do Paraguai, que escolheu como segunda pátria. Em 1906, inaugura o ensino técnico-comercial no país, juntamente com jovens paraguaios. A Escola de Comércio Jorge López Moreira, nome dado em sua homenagem na fundação, existe até hoje. Esta Escola forma gerações de jovens há mais de 100 anos. Desde 1955, tem o nome de outro fundador, Alfonso B. Campos. O grêmio estudantil conserva o nome de Jorge López Moreira.

Jorge López Moreira é reconhecido no Paraguai como personagem importante da história sócio-cultural.

O livro, resultado de uma ampla pesquisa iniciada em 2000, é uma auto-biografia ficticiamente escrita por Jorge López Moreira, criada pela autora com base em documentos escritos por ele, pesquisa histórica e Tradição Oral.

Na narrativa, situada entre 1864 e 1914, estão fatos e contextos da história da região da Bacia do Prata, com foco no Brasil e no Paraguai.

Informações e encomendas no site da editora: www.caravansarai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário